12 de dezembro de 2011

Nome próprio!

 Nome próprio


" Sempre gostei de reparar no nome das pessoas. Existem nomes engraçados, nomes exóticos, nomes curiosos, nomes bíblicos e até nomes obscenos. Alguns são muito bonitos, outros nem tanto. Naverdade alguns nomes próprios são bem impróprios. Nomes como Abdênago, Cornélio, Joab, Dionata, Pafúncio, não sãodos mais elegantes. Há também os nomes curiosos ou engraçados, como Antônio Americano do Brasil, Abrilina Décime Nona, Disney Chaplin Milhomem de Souza, Esparadrapo Clemente de Sá Farmácio Lopes Robambole,  Simionato Rolando Caio da Rocha,  José Teodoro Pinto Tapado, Himineu Casamentício das Dores, Janeiro Fevereiro de Março Abril, Manolo Porras y Porras, Um Dois Três de Oliveira Quatro. E há ainda nomes com todas as vogais, como Aurélio.
Existem nomes, ainda, que atropelam a gramática ou a ortografia como Oscar e Cincero ( de Ford Cincero do Nascimento), o priemiro um erro de concordância e o segundo um erro de ortográfico. Ás vezes não é o nome que é engraçado ou, digamos impactantes. Existem nomes que tornam-se estranhos quando combinam-se com seu sobrenome como por exemplo, Antônio Manso Pacífico de Oliveira, Jacinto Leite Aquino Rego,  Rolando Caio da Rocha, Índio Brasileiro de Campos Ressurgente.
Mas em se falando de combinações, pessoas que possuem o sobrenome Pinto, como eu, poderiam sofrer muito, caso os pais não tivessem bom senso na escola do primeiro nome. Caso eu me chamasse Caio, Jacinto, Décio, Armando ou Inácio, com certeza sofreria muitos constrangimentos.
No meu caso há ainda um fato curioso, pois minha mãe, antes de se casar com meu pai assinava com o sobrenome Machado, como o sobrenome do meu pai era Pinto, minha mãe teve que ficar com o Pinto do meu pai, após o casamento, o que era  muito comum na época. Assim, meu sobrenome deveria ser Machado, mas meu pai não deixou o Machado cortar o Pinto e este prevaleceu. E foi assim com todos  os meus irmãos. Todos tem Pinto, inclusive minhas irmãs.
Pior foi no ensino médio quando meus colegas de classe, por haver dois Marcios na sala resolveram me chamar pelo sobrenome. Era um constrangimento atrás do outro. Se eu dizia que estava sem dinheiro falavam que o Pinto tava duro, se eu demorava pra fazer as atividades em sala de aula diziam que o Pinto estava mole. E, como se não  bastasse, ainda arrumei uma namorada na escola cujo sobrenome era "dos prazeres". Ah, era uma gozação tremenda. Me perguntavam como seria o sobrenome de nossos filhos caso nos casássemos. Alguns até sugeriam: caso seja menino coloquem "Pinto dos Prazeres", caso seja menina "Prazeres do Pinto". Ainda bem que nosso namoro não foi tão longe.
Porém, de todos os nomes estranhos que já vi, fiquei estupefato quando um dia conheci em um cartório, uma mulher que havia conseguido, na justiça, autorização para trocar seu nome. Chamava-se Bucetildes. Fiquei imaginando como seria se um dia eu viesse a me casar com uma mulher com esse nome. Entraríamos na igreja e, no altar, o padre perguntaria:
- Pinto, o senhor aceita a senhorita Bucetildes como sua legítima esposa ?
E eu responderia:
- Naturalmente que sim. Todos sabem que nascemos um para o outro."
[ uma pequena homenagem a uma grande pessoa -  Marcios  Pinto *-* ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário